segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Atividade 3.1


Cursista: Maria de Lourdes Xavier

As mudanças e os avanços tecnológicos são constantes e a necessidade de nos professores nos aperfeiçoamos é indispensável, a busca de novos conhecimentos é uma tarefa inacabável. Desde que a informatização atingiu as escolas, procura-se utilizar a ferramenta computacional no ambiente educativo. Os recursos tecnológicos facilitam a alfabetização e aprendizagem científica, através da integração de softwares educativos a experimentos concretos. Mas para essas atividades se traduzirem em aprendizagem, e preciso desenvolver uma metodologia e aplica-la conforme o contexto escolar. Como por exemplo: a alfabetização científica instiga o aluno, no plano psico-cognitivo, exemplo a observação, levantar hipóteses, explicar e generalizar. Esses aspectos contribuem para elaboração do pensamento critico, a aquisição da linguagem e alfabetização em língua portuguesa, uma vez que os alunos são levados a se comunicar de forma oral, escrita e através de desenhos expressando suas concepção.
Atualmente não podemos mais adiar o encontro com as tecnologias possíveis de aproveitamento didático, uma vez que os alunos-voluntária e entusiasticamente imersos nesses recursos, já falam outra língua pois por desenvolverem competências explicitas para conviver com eles: suas quase incompreensíveis gírias de linguagem, sua percepção hipermídia, seu ritmo acelerando de vida, sua ânsia permanente de não perde tempo, sua intimidade instantânea.
O uso da tecnologia, por si só, não promove a melhoria do ensino e da aprendizagem pode apena vestir com roupa nova as velhas práticas transmissoras tradicionais. só o uso pedagógico da tecnologia, por educadores que posam perceber a si mesmos e a seus alunos como usuários críticos e criativos recursos tecnológicos, pode encaminhar a qualificação da educação escolar.


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